Orientação Pedagógica

Tamanho do texto

Além do trabalho institucional na educação formal do alunado surdo (Ensino Fundamental e Ensino Médio), procura favorecer a continuidade do desenvolvimento de competências gerais para o aprimoramento pessoal e profissional dos surdos que buscam presença no mercado de trabalho.

O Serviço Social da Entidade em contato com Empresas busca a inclusão dos surdos no mercado de trabalho e ao mesmo tempo faz o acompanhamento deles visando sanar conflitos e orientando-os para a compreensão do novo modo de se comportar no ambiente de trabalho.

Junto com o setor pedagógico favorece a continuidade do desenvolvimento de competências gerais para o aprimoramento pessoal e profissional dos jovens surdos que buscam uma oportunidade no mercado de trabalho, direito defendido pela Lei Federal nº 8.213/91, a Lei de Cotas e o Decreto Lei do Aprendiz nº 5.452 .

No entanto, ainda que o direito linguístico específico e o direito a percentuais de vagas ao trabalho sejam apresentados na legislação federal, sabe que a prática é cheia de obstáculos, dada a histórica e sistemática exclusão social ainda dominante que incide sobre esta população em todos os setores da vida social. Como consequência,  é ainda muito frequente encontrar jovens surdos sem a formação adequada para o mercado de trabalho.

O Instituto Santa Teresinha vem se dedicando a esta etapa do jovem, pois, acredita no seu potencial e na sua capacidade de superação de seus limites. Almejamos com a ação pedagógica institucional proporcionar qualidade de vida e de realização.