Proposta Pedagógica

Tamanho do texto

O Instituto Santa Teresinha é uma escola católica que visa a realização humana e cristã da adolescência e da juventude.

A fim de garantir aos jovens surdos atendidos pela instituição um espaço afetivo e acessível de descoberta profunda de si no mundo busca ofertar coletivamente uma formação bilíngue, humanista, crítica e cidadã através de diversas práticas/ações institucionais organizadas, criativas, éticas, reflexivas e não violentas.

A ação pedagógica enseja favorecer a construção do conhecimento, objetivando o desenvolvimento do pensamento crítico, criativo e responsável do educando.


O RECONHECIMENTO DA LÍNGUA BRASILEIRA DE SINAIS (LIBRAS) NA PROPOSTA PEDAGÓGICA:

A  LIBRAS foi reconhecida oficialmente pela Lei N.º 10.436 de 24 de abril de 2002.

Entende-se como Língua Brasileira de Sinais - Libras a forma de comunicação e expressão, em que o sistema linguístico de natureza visual-motora, com estrutura gramatical própria, constitui um sistema linguístico de transmissão de ideias e fatos, oriundos de comunidades de pessoas surdas do Brasil.

A aprendizagem da Libras  por uma pessoa surda deve acontecer naturalmente, desde que exposta precocemente no convívio com surdos adultos usuários da Língua, assim como quem ouve, aprende a língua oral do seu país.

A partir de 2002 a escola adotou o bilinguismo na sua proposta pedagógica. O reconhecimento da Libras (Língua Brasileira de Sinais) como 1ª língua, torna possível a construção permanente do conhecimento que é indispensável para garantir seu desenvolvimento cognitivo e a formação integral do individuo surdo na sociedade.

Nesta proposta os alunos surdos são considerados pessoas em busca da própria identidade. Cada disciplina tem o compromisso de desenvolver a competência emocional do educando, para que tenha uma relação saudável consigo e com o outro.

Acredita-se que o bilinguismo (Libras e português) propiciará ao educando uma maior amplitude de seu universo, possibilitando a sua inclusão na sociedade como agente participativo e transformador da realidade em que vive, enquanto cidadão com seus deveres e direitos reconhecidos.

O Instituto Santa Teresinha, conta com uma equipe de profissionais habilitados e capacitados ministrando as aulas em libras e incentivando competências no português escrito.

Ação do Professor: O trabalho do professor  está norteado por uma postura mediadora na interação dos alunos entre si, o meio social e os objetivos do conhecimento.  A interação professor - aluno se propõe sensibilizar o educando para uma experiência e uma relação amorosa com Deus Misericordioso resgatando o sentido da vida e da existência humana seja qual for a sua crença.

Ação do Profissional Surdo na Escola: O trabalho do profissional surdo na escola visa atuar como um agente transmissor da língua e cultura da comunidade surda, fortalecendo a sua identidade.